Blitz Amazônico
Brasil

Projeto de Educação Financeira e Fiscal com uso de jogos inspira documentário e avança atuação em escolas públicas da capital ao interior do Amazonas

“Na era do digital, projeto do Instituto Brasil Solidário tem trabalhado a educação financeira, fiscal e a sustentabilidade por meio de jogos de cartas e tabuleiro, estimulando a inclusão e socialização dos alunos longe do celular. As ações já alcançaram 671 municípios em todo o Brasil, incluindo toda a rede pública de Manaus, inspirando um documentário com depoimentos de especialistas e gestores públicos impactados.”

O Instituto Brasil Solidário, por meio do projeto “Jogar e Aprender”, tem fomentado uma ação inovadora com uso de jogos educativos, que se apresenta como alternativa pedagógica e de diversão para escola e toda a família. A iniciativa tem permitido ampliar em escolas de todo o Brasil diversas práticas e soluções criativas para manter os alunos longe das telas digitais.

As ações já alcançaram mais de 1,7 milhões de alunos, de 671 municípios nos 26 estados o Brasil. No Amazonas, a proposta já alcançou Manaus e o município de Tefé, alcançando mais de 66 mil alunos da rede pública da capital ao interior do estado. A ação segue expandindoe com vagas abertas para adesão de novos municípios. 

Confira o vídeo do projeto gravado em Manaus: 

O projeto envolve desde a doação do material pedagógico com os jogos, até o acompanhamento e todo o suporte de planos de aula e sequências didáticas aos educadores, para agregar o tema da educação financeira e fiscal, além da sustentabilidade. Os alunos aprendem brincando sobre os conceitos de poupar, empreender, cuidar do planeta e fugir do endividamento com os jogos de tabuleiro e de cartas: Piquenique, Bons Negócios e família PIC$, que são fornecidos de forma gratuita nas escolas.

Além dos jogos físicos, o projeto oferta ainda uma formação gratuita com uso de uma plataforma EaD exclusiva, incluindo acessibilidade em Libras tanto no material como nas aulas interativas, realizadas com participação de educadores de todo o Brasil, que têm a oportunidade de interagir e compartilhar boas práticas promovidas dentro e fora do ambiente escolar.

Mesmo sem telas, a escola pode e deve proporcionar um modelo de aprendizagem atrativo e até divertido dentro da proposta curricular. De acordo com o relatório do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) 2022, 80% dos estudantes já relataram dificuldades de concentração em sala de aula devido ao uso do celular. Pesquisas realizadas pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), mostraram que alunos que participam de atividades lúdicas têm um desenvolvimento 35% superior em habilidades sociais como comunicação e cooperação.

EDUCAÇÃO FISCAL EM DESTAQUE

A educação fiscal e tributária faz parte do material pedagógico dos jogos doados para as escolas públicas beneficiárias, abrindo um leque de oportunidades para abordar o tema de forma lúdica e criativa nas atividades pedagógicas.

No Jogo Bons Negócios, o material incluiuma roleta que aponta sobre os impostos e cargas tributárias que são frequentes no dia a dia do empreendedor. O modelo traz a simulação de uma loja, na qual o jogador vende, lucra e arca com suas obrigações tributárias.

“O Jogo Bons Negócios leva os estudantes a realidade tributária de uma empresa. De forma lúdica eles aprendem que não é apenas vender, é preciso estar atento às obrigações fiscais. As crianças brasileiras são muito empreendedoras. Quando a gente anda pelas escolas, conseguimos ver que eles desenvolvem várias ideias a partir dos conceitos que aprenderam com os jogos. A educação empreendedora não é sobre ter, é muito mais sobre ser, sobre sonhar, sobre se transformar. Ao longo desses 7 anos de projeto, acompanhamos de perto a educação abrindo portas e muitas oportunidades que transformaram a vida dos alunos e de suas comunidades”, ressalta Luis Salvatore, presidente do Instituto Brasil Solidário.

Junto ao material, foi lançado os jogos PIC$, ampliando as oportunidades de aprendizado sobre estratégias para o controle de gastose o planejamento consciente, trazendo cartas que desafiam os jogadores a refletirem sobre as melhores escolhas para um consumo moderado, e que evita endividamentos nas compras do dia a dia.

DOCUMENTÁRIO “VIRANDO O JOGO”

O projeto inspirou a produção do documentário Virando o Jogo, que será lançado em agosto de 2025, retratando a trajetória das ações nas escolas públicas promovidas desde 2017. O material traz depoimentos reais de como a educação financeira impactou positivamente a vida de alunos, famílias e comunidades.

Gravado em diferentes regiões do Brasil, o filme reúne ainda entrevistas com representantes de instituições como Todos pela Educação, Banco Central do Brasil, Tesouro Direto Nacional e o próprio Ministério da Educação trazendo oolhar sobre o tema a nível federal, além de personalidades e especialistas que dialogam com esse assunto no Brasil, como a direção do Sebrae com o projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e diretores do Aprender Valor, do Banco Central.  

Lançamento PIC$ City: um parque de aprendizado

PIC$ City é o sétimo jogo lançado pelo IBS. Trata-se de um jogo de tabuleiro interativo, que simula uma jornada até um parque sustentável, onde os participantes administram recursos, enfrentam desafios ambientais e tomam decisões financeiras.

A mecânica envolve situações do dia a dia com moeda fictícia (“Pilas”), quizzes sobre cidadania e sustentabilidade e atividades alinhadas à BNCC e à Estratégia Nacional de Educação Financeira. Além de ser utilizado em salas de aula, o jogo também pode ser explorado em atividades com as famílias, fortalecendo o vínculo entre escola e comunidade.

INSCRIÇÕES ABERTAS

O projeto segue com inscrições abertas para novas escolas e municípios, sendo ofertado de forma gratuita. Os municípios interessados podem se inscrever por meio do Instagram @vamosjogareaprender ou @brasilsolidario, preenchendo o formulário: forms.office.com/r/74Y7MziKPN.

O projeto possui um portal na internet reunindo tudo sobre os jogos, além de vídeos, tutoriais, dicas sobre finanças e planos de aula pelo projeto Vamos Jogar e Aprender e pelos jogos da família PIC$.

As ações contam com apoiode uma aliança pela educação financeira, que viabiliza a expansão do projeto no Brasil e América Latina, envolvendo a parceria com instituições e empresas privadas como Bank of America, Nubank, Volkswagen do Brasil, Volkswagen Caminhões e Ônibus, BTG Pactual, Newave Energia, John Deere, Instituto Ultra – Ultragaz, Ultracargo, Ipiranga, Palmeirinha Ação Social e Veirano Advogados. O Instituto Brasil Solidário também mantém como apoiadores: Instituto GOL, Instituto Sertões, Instituto Venturi e Instituto Millenium.

SOBRE O IBS

Com 25 anos de atuação, o Instituto Brasil Solidário se consolida atualmente em mais de 670 municípios, como uma organização de impacto social de referência no Brasil e na América Latina. Exportando conhecimento para países vizinhos, como Chile, Colômbia, Uruguai, Argentina, Peru, México e El Salvador, num material todo adaptado para o espanhol.

A partir dos projetos mobilizados em escolas públicas dos 26 estados do Brasil e do Distrito Federal, as ações conseguem integrar as mais diversas áreas na educação complementar: Incentivo à leitura, Arte e Cultura, Educação Ambiental, Educação Financeira, Saúde, Educomunicação, Cidadania e Empreendedorismo.

Mais informações:

Gabriela Martins – Assessora de Comunicação

Telefone: (85) 9 99227266

Post Relacionado

Loteria: Caixa aumenta valores de seis jogos; veja novos preços

blitzamazonico

MPF cobra indenização por etnocídio do povo Krenak durante ditadura

EDI FARIAS

Governo recorre de decisão que anulou posse de Jorge Viana na Apex

EDI FARIAS